O Centro Cultural do Brasil em Barcelona (CCBcn) recebeu das mãos do professor da Universidade de São Paulo (USP) Antonio Dimas o livro “Capas de Santa Rosa”, do escritor e pesquisador Luís Bueno. A obra reúne trabalhos do ilustrador e designer gráfico que marcou época.  Dimas visitou o CCBBcn em sua passagem por Barcelona em junho. Docente da área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atua principalmente nos seguintes temas: crítica Literária, historiografia literária, acervos literários, romance brasileiro, crônica, epistolografia, regionalismo cultural e modernização cultural no Brasil: Gilberto Freyre, Jorge Amado e Mário de Andrade.

Nesta publicação, composta por nove capítulos, se detalha os primeiros trabalhos de Tomás Santa Rosa e acompanha o desenvolvimento de importantes coleções e projetos para a divulgação do romance brasileiro. O legado do artista é fundamental para o conhecimento da história da editoração e do design gráfico no Brasil. A obra reúne cerca de trezentas capas que, até então, se encontravam dispersas em sebos, coleções particulares e bibliotecas, e serve como fonte de pesquisa para futuros trabalhos sobre a história do livro e das artes visuais.

Santa Rosa dedicou-se a vários ofícios no campo das artes plásticas: executou pinturas e gravuras, criou capas, ilustrações e projetos gráficos para livros, revistas e jornais, elaborou cenários e figurinos para o teatro. Foi responsável pela cenografia da peça Vestido de Noiva, dirigida por Ziembinski em 1943, considerada um divisor de águas no processo de modernização do teatro brasileiro. A convivência com Portinari, com quem trabalhou e de quem se tornou amigo, permitiu que aperfeiçoasse seu apurado senso estético. Com esse conhecimento, Santa Rosa passou a assinar a coluna de crítica de arte no Diário de Notícias em 1945, herdando o posto do aclamado Di Cavalcante.

Vencedor do Prêmio Jabuti 2016 categoria Projeto Gráfico, o volume está disponível para consulta no CCBBcn. Nossa mediateca dispõe de cerca de quatro mil livros para empréstimo, excetuadas as obras raras e de referência. Nela também se encontram revistas e arquivos especiais sobre temas do Brasil, além de áudios, filmes, documentários e musicais.